domingo, 12 de maio de 2013

Dança Gospel


    Tanto a música como a dança, são resultados de uma fusão de influencias desenvolvidas pelo protestantismo avivado, originado nos EUA na década de 50 inicio da década de 60. Também conhecida como dança cristã, é praticada há muitos anos em representações, como forma de evangelismo em praças, escolas e locais públicos.além de programações especiais em igrejas locais. já a dança como forma de culto, sendo realizada no altar juntamente com uma equipe musical (cantores e músicos/0. passou por uma trajetória diferente. surgindo há cerca de 20 anos. Registros literários traçam a implantação da dança nos cultos cristãos no Brasil, a partir da realização da primeira festa dos tabernáculos, realizada pela embaixada Cristã de Jerusalém em 1982.Essa foi a primeira festa dos tabernáculos lideradas por cristãos.

Nesta nova festa dos tabernáculos, começaram a participar músicos, cantores bailarinos cristãos profissionais de todo o mundo que ministravam com música de dança. Em 1994, bailarinos brasileiros que participar destas festas, trouxeram para o Brasil a visão de como se poderia dançar no culto a Deus. Sua técnica tinha por base a dança clássica. A dança cristã ou gospel é direcionada a Cristo. sendo em forma de expressão de adoração., ensino, ou evangelismo. Por isso, os valores bíblicos direcionam o figurino, os temas a serem coreografados e até a forma de dançar, mas as técnica seja qual for a modalidade, continua a mesma. A dança cristã é realizada de duas formas: 1. Como dança de apresentação (onde se prega o evangelho ou se ensina a palavra) A dança de apresentação, tem o objetivo de expor uma mensagem, uma ideia. Ela comunica e expressa valores do grupo. 2. Como forma de culto (sendo mais conhecida como dança de adoração). A dança que é realizada no culto. se assemelha à oração. O Bailarino voluntariamente se expressa diante de Deus em um oração feita com movimentos.
Não é se apresentar para a igreja, mas levar a igreja a dançar como forma de louvor e adoração. Existe também um simbolismo nas roupas, objetos e desenhos coreográficos. toda a performance do bailarino em um ambiente de culto, vem carregada de um simbolismo que dá sentido à dança.

 Fonte: PINHEIRO DIOGO< Adriana, Adoração Criativa, Goias: Vinha Editora, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário